Plano Estratégico de Treinamento

Versão do documento: 4.0, 02/06/2021

Plano Estratégico

Tabela 1. Plano Estratégico
Indicadores Estratégicos Objetivos de Treinamento Responsabilidade

Certificar a BASIS no CMMI 5

1.1 Até Dezembro de 2021, capacitar e formar 4 colaboradores, no mínimo, nas práticas do CMMi.

1.2 Meta 2021-2022 - Realizar treinamentos nos processos fundamentais do modelo CMMi para 100% dos colaboradores envolvidos em projetos de Fábrica de Software.

Organizacional

Aumentar a produtividade em pontos de função da equipe

2.1 Meta 2021-2022: Realizar treinamentos nos processos e tecnologias estratégicas utilizados pela BASIS para o Desenvolvimento na Fábrica de Software.

Organizacional

Conquistar novos contratos

3.1 Meta 2021-2022: Realizar pelo menos 1 campanha de certificação.

Organizacional

Aumentar o percentual de execução dos contratos

4.1 Meta 2021-2022 - Realizar treinamento de automação de teste (integração e virtualização de ambientes) para 100% das equipes responsável pela execução

Organizacional

Diversificar as áreas de desenvolvvimento (IA e produtos)

5.1 Meta 2021-2022: Realizar treinamentos na área de Inteligência Artificial na Fábrica de Software.

Organizacional

Plano Tático

Os detalhes operacionais como:

  • Instrutores

  • Pre-requisitos

  • Carga horária

  • Ambiente de Hardware e Software

  • Avaliação

  • Status atual

Podem ser encontrados no SGO.

A tabela abaixo apresenta o plano tático contendo todos os treinamentos que são de responsabilidade da organização:

Tabela 2. Plano Tático
Treinamento Ação Estratégica de Treinamento Objetivo e Metas Alcançadas Periodicidade Público Alvo

FOUNDATION - Processos base da BASIS para gestão de projetos

Ação Estratégica 1

Preparar os colaboradores da Basis para execução dos processos internos com foco na gestão de projetos.

Anualmente ou de acordo com a necessidade

Gerentes de Projetos

FOUNDATION - Processos base da BASIS para Verificação e Validação

Ação Estratégica 1

Preparar os colaboradores da Basis para execução dos processos internos com foco na verificação e validação dos artefatos gerados pelos projetos.

Anualmente ou de acordo com a necessidade

Analistas de Testes e Revisores

FOUNDATION - Processos base da BASIS para Engenharia de Requisitos

Ação Estratégica 1

Preparar os colaboradores da Basis para execução dos processos internos com foco na coleta, análise e especificação de requisitos.

Anualmente ou de acordo com a necessidade

Analistas de Requisitos e Arquitetos de Software

FOUNDATION - Processos base da BASIS para Análise Estatística de Indicadores

Ação Estratégica 1

Preparar os colaboradores da Basis para execução dos processos internos com foco na coleta e análise dos indicadores estratégicos

Anualmente ou de acordo com a necessidade

Responsáveis por medição

Ambientação Basis

Ação Estratégica 1

Apresentar a organização, fluxos de trabalho e processos organizacionais para os novos colaboradores, mantendo padrão para todos os projetos.

Quando existir contratação

Novos colaboradores

Spring Boot

Ação Estratégica 2

Preparar a equipe de desenvolvedores para utilizar a tecnologia no desenvolvimento e manutenção dos sistemas da BASIS, de forma que a produtividade do time seja aumentada.

Anualmente

Desenvolvedores

Spring Cloud

Ação Estratégica 2

Preparar a equipe de desenvolvedores para utilizar a tecnologia no desenvolvimento e manutenção dos sistemas da BASIS, de forma que a produtividade do time seja aumentada.

Anualmente

Desenvolvedores

JPA/Spring Data

Ação Estratégica 2

Preparar a equipe de desenvolvedores para utilizar a tecnologia no desenvolvimento e manutenção dos sistemas da BASIS, de forma aumentar a qualidade e performance das aplicações.

Anualmente

Desenvolvedores

Angular 2 e superior

Ação Estratégica 2

Preparar a equipe de desenvolvedores para utilizar a tecnologia no desenvolvimento e manutenção dos sistemas da BASIS, de forma que a produtividade do time seja aumentada.

Anualmente

Desenvolvedores

Apache Kafka

Ação Estratégica 2

Preparar a equipe de desenvolvedores para utilizar a tecnologia no desenvolvimento e manutenção dos sistemas da BASIS, de forma que a produtividade do time seja aumentada.

Anualmente

Desenvolvedores

Machine Learning

Ação Estratégica 5

Apresentação dos conceitos e técnicas de Machine Learning

Anualmente

Desenvolvedores, Gerentes e Analistas

Pentaho - ETL

Ação Estratégica 5

Extração e transformação de dados para criação de dashboards de BI e fonte de dados para treinamentos de modelos de Machine Learning

Anualmente

Desenvolvedores

Python e Ciência dos Dados

Ação Estratégica 5

Frameworks em Python para processamento de dados e treinamentos de modelos de Machine Learning

Anualmente

Desenvolvedores

Testes de Integração

Ação Estratégica 4

Preparar a equipe de desenvolvedores para utilizar a tecnologia no desenvolvimento e manutenção dos sistemas da BASIS, de forma aumentar a qualidade das aplicações.

Anualmente

Desenvolvedores

Liquibase

Ação Estratégica 2

Preparar a equipe de desenvolvedores para utilizar a tecnologia no desenvolvimento e manutenção dos sistemas da BASIS, de forma aumentar a produtividade do time e a qualidade das aplicações.

Anualmente

Desenvolvedores

Docker

Ação Estratégica 4

Preparar a equipe de desenvolvedores para utilizar a tecnologia no desenvolvimento e manutenção dos sistemas da BASIS, de forma aumentar a produtividade do time e a qualidade das aplicações.

Anualmente

Desenvolvedores

Contagem de Pontos de Função

Ação Estratégica 2

Aumentar o número de profissionais capacitados para atender às necessidades dos clientes atuais e futuros e melhorar a assertividade das estimativas com base no histórico da BASIS

Anualmente

Gerentes e Analistas de Requisitos

Métodos Ágeis com SCRUM

Ação Estratégica 1

Preparar a equipe técnica da BASIS para seguir as boas práticas dos métodos ágeis de forma a obter maior produtividade e engajamento dos times.

Anualmente

Todos os colaboradores da área Técnica

Utilização do SGO

Ação Estratégica 1

Capacitar que toda a equipe técnica utilize a ferramenta de gestão da BASIS de forma correta e padronizada, permitindo a extração correta e assertiva dos indicadores de monitoração que darão subsídio à tomada de decisão no nível estratégico

Semestralmente (ou de acordo com necessidade)

Todos os colaboradores da área Técnica

Secullum

Ação Estratégica 2

Capacitar os colaboradores da BASIS no correto lançamento do ponto de trabalho de forma a melhorar a apuração por parte do departamento de pessoal

Semestralmente (ou de acordo com necessidade)

Todos os colaboradores da BASIS

Certificações elegidas pela Alta Direção

Ação Estratégica 3

Obter certificações necessárias para clientes e editais.

Anualmente

Todos os colaboradores da área Técnica

Histórico de Revisões

Tabela 3. Histórico de Revisões
Data Versão Autor Revisor Observação

08/10/2014

1.0

Lívia Pontes

Miguel Negrelli

Versão Inicial

22/05/2015

2.0

Lívia Pontes

Miguel Negrelli

Atualização dos indicadores para adequação às observações do SCAMPI B e alinhamento estratégico da BASIS

22/07/2015

2.1

Lívia Pontes

Marcelle Mirsky

Atualização do Status Atual

22/03/2018

3.0

Cédric Lamalle

Miguel Negrelli

Atualização dos treinamentos estratégicos para o ciclo 2018-2019

02/06/2021

4.0

Cédric Lamalle

Miguel Negrelli

Atualização dos treinamentos estratégicos para o ciclo 2021-2022

Estratégia de Gerenciamento de RH

Introdução

O objetivo deste documento é descrever a Estratégia de Gerência de Recursos Humanos da Basis Tecnologia da Informação. A estratégia é composta da definição da:

  • Estratégia para recrutamento e seleção de recursos humanos;

  • Estratégia para capacitação de recursos humanos;

  • Estratégia de gerência de conhecimento.

Estratégia para Recrutamento e Seleção de Recursos Humanos

Antes de executar uma contratação, a Basis Tecnologia da Informação verifica internamente se existe algum profissional disponível e com o perfil adequado à vaga que está em aberto. Se for necessário a realização de algum treinamento e existir tempo hábil, ele será treinado.

Os mecanismos para recrutamento de recursos humanos da Basis Tecnologia da Informação são os seguintes:

  • Currículos recebidos por e-mail da área de recursos humanos (rh@basis.com.br);

  • Currículos cadastrados no trabalhe conosco do site organizacional (https://www.basis.com.br/contato)

  • Busca de currículos em bases públicas.

  • Dependendo da urgência da contratação utiliza-se empresa especializada em recrutamento e seleção de profissionais. (Neo Empregos Recrutamento e Seleção de Pessoal - neoempregos.com.br )

Os mecanismos para seleção de recursos humanos da Basis Tecnologia da Informação são os seguintes:

  • Análise de Curriculum Vitae (formação, certificações, experiências anteriores, conhecimentos e habilidades possuídas);

  • Triagem (Contato via telefone para confirmação de interesse no processo seletivo e de informações referentes ao currículo, para análise de perfil as vagas em aberto);

  • Entrevista.

Todos novos recursos contratados para a fábrica de software, deverão ser treinados nos processos e ferramentas do processo de desenvolvimento de Software da Basis Tecnologia da Informação.

Estratégia para Capacitação de Recursos Humanos

Os mecanismos para capacitação de recursos humanos da Basis Tecnologia da Informação são os seguintes:

Alinhamento Estratégico-Tático de Treinamento Organizacional

O objeto deste alinhamento é garantir que o Planejamento definido pela Diretoria da Basis esteja aplicado para que os Objetivos estratégicos sejam alcançados.

A capacitação da equipe da Basis Tecnologia da Informação é desenvolvida e mantida a partir da execução de ações de capacitação definidas no Plano Estratégico-Tático de Treinamento Organizacional definido a partir dos objetivos e necessidades de capacitação da organização.

Os mecanismos para capacitação de recursos humanos são aplicados conforme a necessidade específica de treinamento e são definidos no Plano Estratégico-Tático de Treinamento Organizacional.

Os recursos da fábrica de software, deverão ter o conhecimento dos processos e ferramentas do processo de desenvolvimento de Software da Basis Tecnologia da Informação.

Avaliação de Desempenho da Equipe

Anualmente, no mês de agosto, é realizada a avaliação de desempenho da equipe da Basis Tecnologia da Informação, com o propósito de verificar o alcance de metas de desempenho a partir de critérios de avaliação estabelecidos a seguir:

  • Atualização profissional e busca de conhecimento

  • Capacidade de organização e planejamento

  • Relacionamento interpessoal e trabalho em equipe

  • Solução de problemas e trabalho sob pressão

  • Atitude profissional e proatividade

  • Responsabilidade, dedicação e pontualidade

  • Liderança de equipes e auto-gestão

  • Orientação a resultados

  • Representação da imagem da empresa

  • Orientação ao cliente

Esta avaliação é executada pelo gestor imediato e o seu resultado é utilizado pela Basis Tecnologia da Informação, para identificar oportunidades de melhoria do colaborador para manutenção do quadro funcional, identificação de novas necessidades de treinamento, bem como para manter o Plano Estratégico-Tático de Treinamento Organizacional visando facilitar o alcance das metas estabelecidas.

Se durante a avaliação de desempenho do colaborador forem identificadas habilidades, comportamentos e/ou conhecimentos a serem melhorados, um contrato de resultados deverá ser gerado buscando a evolução desses pontos.

Esse contrato de resultados deverá ser definido pelo gestor na planilha de avaliação de desempenho e, se necessário, ações devem ser criadas no SGO para a evolução do profissional.

Estratégia de Gerência de Conhecimento

A estratégia de gerência de conhecimento da Basis Tecnologia da Informação é composta pelo seguinte elemento:

  • Rede de especialistas

  • Gerência de competências

Rede de Especialistas

O objetivo da Rede de Especialistas é disseminar o conhecimento possuído pelos membros desta rede aos demais membros da organização.

Os mecanismos para troca de informações da rede de especialistas da Basis são os seguintes:

  • Treinamentos em assuntos pertinentes a cada rede

  • POCs (Provas de Conceitos) cujo código fonte é compartilhado

  • Workshops (Lunch and Learn) de disseminação de conhecimento

  • Troca de mensagens via ferramenta de

O objetivo das POCs é demonstrar o uso de um conjunto de tecnologias com exemplificação real. Por exemplo o uso de uma fila de mensagem com vários tipos de consumidores simulando uma grande quantidade de usuários.

Os Workshops e Lunch and Learn servem a demonstrar um tema em particular, e são de duração curta, geralmente menos de uma hora.

As POCs e códigos de Workshop e Treinamentos estão armazenados no repositório Git no grupo BasisUniversity.

A Basis possui as seguintes redes de especialistas, que são responsáveis por manter a base de conhecimento ativa. No momento essa rede está dividida nas seguintes tecnologias:

  • Foundation (Processo Basis)

  • Métodos Ágeis

  • SGO (Sistema de Gestão de Ocorrência)

  • Contagem de Pontos de Função

  • Git

  • Java

  • PHP

  • .Net

  • Framework Angular

  • Docker, Rancher e Kubernetes

Os nomes e contatos dos especialistas são registrados e mantidos na base de conhecimento.

Existem Canais na ferramenta de mensagens instantâneas para cada uma das áreas citadas acima onde podem ser tiradas dúvidas pontuais. As respostas para essas dúvidas podem ser utilizadas para atualização da base de conhecimento.

Gerência de Competências

O desenvolvimento de um software envolve muitas variáveis, o que torna a sua realização crítica em algumas situações. Muitas vezes, decisões sobre alocação de pessoal precisam ser tomadas com extrema agilidade, assim como é necessário descobrir com rapidez quem consultar sobre determinado assunto referente à atividade que está sendo realizada no momento. Ter uma base de dados atualizada e sempre à disposição sobre a organização é um fator determinante para que seja possível tomar decisões desse tipo da maneira mais acertada. Dessa forma, as competências possuídas pelos membros de uma organização são um importante ativo a ser gerenciado, aprimorado e valorizado.

O mecanismo para gerência de competências da Basis Tecnologia da Informação é realizado com Mapeamento de Competências utilizado como base para o planejamento de alocação de recursos humanos nos projetos, bem como para a identificação de necessidades de treinamento, recrutamento e seleção de recursos humanos. Este mapeamento é mantido bienalmente e confirmado pelos gestores responsáveis. Também poderá ser utilizado para a avaliação de desempenho de indivíduos da organização.

Histórico de Revisões

Tabela 4. Histórico de Revisões
Data Versão Autor Revisor Observação

13/08/2018

1.0

Cédric Lamalle

Miguel Negrelli

Versão Inicial do Documento

Quadro de Competências

Modelos

Assistente virtual
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