Plano Estratégico de Treinamento
Versão do documento: 4.0, 02/06/2021
Plano Estratégico
Plano Tático
Os detalhes operacionais como:
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Instrutores
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Pre-requisitos
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Carga horária
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Ambiente de Hardware e Software
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Avaliação
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Status atual
Podem ser encontrados no SGO.
A tabela abaixo apresenta o plano tático contendo todos os treinamentos que são de responsabilidade da organização:
| Treinamento | Ação Estratégica de Treinamento | Objetivo e Metas Alcançadas | Periodicidade | Público Alvo |
|---|---|---|---|---|
FOUNDATION - Processos base da BASIS para gestão de projetos |
Preparar os colaboradores da Basis para execução dos processos internos com foco na gestão de projetos. |
Anualmente ou de acordo com a necessidade |
Gerentes de Projetos |
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FOUNDATION - Processos base da BASIS para Verificação e Validação |
Preparar os colaboradores da Basis para execução dos processos internos com foco na verificação e validação dos artefatos gerados pelos projetos. |
Anualmente ou de acordo com a necessidade |
Analistas de Testes e Revisores |
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FOUNDATION - Processos base da BASIS para Engenharia de Requisitos |
Preparar os colaboradores da Basis para execução dos processos internos com foco na coleta, análise e especificação de requisitos. |
Anualmente ou de acordo com a necessidade |
Analistas de Requisitos e Arquitetos de Software |
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FOUNDATION - Processos base da BASIS para Análise Estatística de Indicadores |
Preparar os colaboradores da Basis para execução dos processos internos com foco na coleta e análise dos indicadores estratégicos |
Anualmente ou de acordo com a necessidade |
Responsáveis por medição |
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Ambientação Basis |
Apresentar a organização, fluxos de trabalho e processos organizacionais para os novos colaboradores, mantendo padrão para todos os projetos. |
Quando existir contratação |
Novos colaboradores |
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Spring Boot |
Preparar a equipe de desenvolvedores para utilizar a tecnologia no desenvolvimento e manutenção dos sistemas da BASIS, de forma que a produtividade do time seja aumentada. |
Anualmente |
Desenvolvedores |
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Spring Cloud |
Preparar a equipe de desenvolvedores para utilizar a tecnologia no desenvolvimento e manutenção dos sistemas da BASIS, de forma que a produtividade do time seja aumentada. |
Anualmente |
Desenvolvedores |
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JPA/Spring Data |
Preparar a equipe de desenvolvedores para utilizar a tecnologia no desenvolvimento e manutenção dos sistemas da BASIS, de forma aumentar a qualidade e performance das aplicações. |
Anualmente |
Desenvolvedores |
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Angular 2 e superior |
Preparar a equipe de desenvolvedores para utilizar a tecnologia no desenvolvimento e manutenção dos sistemas da BASIS, de forma que a produtividade do time seja aumentada. |
Anualmente |
Desenvolvedores |
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Apache Kafka |
Preparar a equipe de desenvolvedores para utilizar a tecnologia no desenvolvimento e manutenção dos sistemas da BASIS, de forma que a produtividade do time seja aumentada. |
Anualmente |
Desenvolvedores |
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Machine Learning |
Apresentação dos conceitos e técnicas de Machine Learning |
Anualmente |
Desenvolvedores, Gerentes e Analistas |
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Pentaho - ETL |
Extração e transformação de dados para criação de dashboards de BI e fonte de dados para treinamentos de modelos de Machine Learning |
Anualmente |
Desenvolvedores |
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Python e Ciência dos Dados |
Frameworks em Python para processamento de dados e treinamentos de modelos de Machine Learning |
Anualmente |
Desenvolvedores |
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Testes de Integração |
Preparar a equipe de desenvolvedores para utilizar a tecnologia no desenvolvimento e manutenção dos sistemas da BASIS, de forma aumentar a qualidade das aplicações. |
Anualmente |
Desenvolvedores |
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Liquibase |
Preparar a equipe de desenvolvedores para utilizar a tecnologia no desenvolvimento e manutenção dos sistemas da BASIS, de forma aumentar a produtividade do time e a qualidade das aplicações. |
Anualmente |
Desenvolvedores |
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Docker |
Preparar a equipe de desenvolvedores para utilizar a tecnologia no desenvolvimento e manutenção dos sistemas da BASIS, de forma aumentar a produtividade do time e a qualidade das aplicações. |
Anualmente |
Desenvolvedores |
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Contagem de Pontos de Função |
Aumentar o número de profissionais capacitados para atender às necessidades dos clientes atuais e futuros e melhorar a assertividade das estimativas com base no histórico da BASIS |
Anualmente |
Gerentes e Analistas de Requisitos |
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Métodos Ágeis com SCRUM |
Preparar a equipe técnica da BASIS para seguir as boas práticas dos métodos ágeis de forma a obter maior produtividade e engajamento dos times. |
Anualmente |
Todos os colaboradores da área Técnica |
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Utilização do SGO |
Capacitar que toda a equipe técnica utilize a ferramenta de gestão da BASIS de forma correta e padronizada, permitindo a extração correta e assertiva dos indicadores de monitoração que darão subsídio à tomada de decisão no nível estratégico |
Semestralmente (ou de acordo com necessidade) |
Todos os colaboradores da área Técnica |
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Secullum |
Capacitar os colaboradores da BASIS no correto lançamento do ponto de trabalho de forma a melhorar a apuração por parte do departamento de pessoal |
Semestralmente (ou de acordo com necessidade) |
Todos os colaboradores da BASIS |
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Certificações elegidas pela Alta Direção |
Obter certificações necessárias para clientes e editais. |
Anualmente |
Todos os colaboradores da área Técnica |
Histórico de Revisões
| Data | Versão | Autor | Revisor | Observação |
|---|---|---|---|---|
08/10/2014 |
1.0 |
Lívia Pontes |
Miguel Negrelli |
Versão Inicial |
22/05/2015 |
2.0 |
Lívia Pontes |
Miguel Negrelli |
Atualização dos indicadores para adequação às observações do SCAMPI B e alinhamento estratégico da BASIS |
22/07/2015 |
2.1 |
Lívia Pontes |
Marcelle Mirsky |
Atualização do Status Atual |
22/03/2018 |
3.0 |
Cédric Lamalle |
Miguel Negrelli |
Atualização dos treinamentos estratégicos para o ciclo 2018-2019 |
02/06/2021 |
4.0 |
Cédric Lamalle |
Miguel Negrelli |
Atualização dos treinamentos estratégicos para o ciclo 2021-2022 |
Estratégia de Gerenciamento de RH
Introdução
O objetivo deste documento é descrever a Estratégia de Gerência de Recursos Humanos da Basis Tecnologia da Informação. A estratégia é composta da definição da:
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Estratégia para recrutamento e seleção de recursos humanos;
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Estratégia para capacitação de recursos humanos;
-
Estratégia de gerência de conhecimento.
Estratégia para Recrutamento e Seleção de Recursos Humanos
Antes de executar uma contratação, a Basis Tecnologia da Informação verifica internamente se existe algum profissional disponível e com o perfil adequado à vaga que está em aberto. Se for necessário a realização de algum treinamento e existir tempo hábil, ele será treinado.
Os mecanismos para recrutamento de recursos humanos da Basis Tecnologia da Informação são os seguintes:
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Currículos recebidos por e-mail da área de recursos humanos (rh@basis.com.br);
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Currículos cadastrados no trabalhe conosco do site organizacional (https://www.basis.com.br/contato)
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Busca de currículos em bases públicas.
-
Dependendo da urgência da contratação utiliza-se empresa especializada em recrutamento e seleção de profissionais. (Neo Empregos Recrutamento e Seleção de Pessoal - neoempregos.com.br )
Os mecanismos para seleção de recursos humanos da Basis Tecnologia da Informação são os seguintes:
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Análise de Curriculum Vitae (formação, certificações, experiências anteriores, conhecimentos e habilidades possuídas);
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Triagem (Contato via telefone para confirmação de interesse no processo seletivo e de informações referentes ao currículo, para análise de perfil as vagas em aberto);
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Entrevista.
Todos novos recursos contratados para a fábrica de software, deverão ser treinados nos processos e ferramentas do processo de desenvolvimento de Software da Basis Tecnologia da Informação.
Estratégia para Capacitação de Recursos Humanos
Os mecanismos para capacitação de recursos humanos da Basis Tecnologia da Informação são os seguintes:
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Planejamento Estratégico-Tático de Treinamento Organizacional
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Avaliação de Desempenho da Equipe
Alinhamento Estratégico-Tático de Treinamento Organizacional
O objeto deste alinhamento é garantir que o Planejamento definido pela Diretoria da Basis esteja aplicado para que os Objetivos estratégicos sejam alcançados.
A capacitação da equipe da Basis Tecnologia da Informação é desenvolvida e mantida a partir da execução de ações de capacitação definidas no Plano Estratégico-Tático de Treinamento Organizacional definido a partir dos objetivos e necessidades de capacitação da organização.
Os mecanismos para capacitação de recursos humanos são aplicados conforme a necessidade específica de treinamento e são definidos no Plano Estratégico-Tático de Treinamento Organizacional.
Os recursos da fábrica de software, deverão ter o conhecimento dos processos e ferramentas do processo de desenvolvimento de Software da Basis Tecnologia da Informação.
Avaliação de Desempenho da Equipe
Anualmente, no mês de agosto, é realizada a avaliação de desempenho da equipe da Basis Tecnologia da Informação, com o propósito de verificar o alcance de metas de desempenho a partir de critérios de avaliação estabelecidos a seguir:
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Atualização profissional e busca de conhecimento
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Capacidade de organização e planejamento
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Relacionamento interpessoal e trabalho em equipe
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Solução de problemas e trabalho sob pressão
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Atitude profissional e proatividade
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Responsabilidade, dedicação e pontualidade
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Liderança de equipes e auto-gestão
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Orientação a resultados
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Representação da imagem da empresa
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Orientação ao cliente
Esta avaliação é executada pelo gestor imediato e o seu resultado é utilizado pela Basis Tecnologia da Informação, para identificar oportunidades de melhoria do colaborador para manutenção do quadro funcional, identificação de novas necessidades de treinamento, bem como para manter o Plano Estratégico-Tático de Treinamento Organizacional visando facilitar o alcance das metas estabelecidas.
Se durante a avaliação de desempenho do colaborador forem identificadas habilidades, comportamentos e/ou conhecimentos a serem melhorados, um contrato de resultados deverá ser gerado buscando a evolução desses pontos.
Esse contrato de resultados deverá ser definido pelo gestor na planilha de avaliação de desempenho e, se necessário, ações devem ser criadas no SGO para a evolução do profissional.
Estratégia de Gerência de Conhecimento
A estratégia de gerência de conhecimento da Basis Tecnologia da Informação é composta pelo seguinte elemento:
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Rede de especialistas
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Gerência de competências
Rede de Especialistas
O objetivo da Rede de Especialistas é disseminar o conhecimento possuído pelos membros desta rede aos demais membros da organização.
Os mecanismos para troca de informações da rede de especialistas da Basis são os seguintes:
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Treinamentos em assuntos pertinentes a cada rede
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POCs (Provas de Conceitos) cujo código fonte é compartilhado
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Workshops (Lunch and Learn) de disseminação de conhecimento
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Troca de mensagens via ferramenta de
O objetivo das POCs é demonstrar o uso de um conjunto de tecnologias com exemplificação real. Por exemplo o uso de uma fila de mensagem com vários tipos de consumidores simulando uma grande quantidade de usuários.
Os Workshops e Lunch and Learn servem a demonstrar um tema em particular, e são de duração curta, geralmente menos de uma hora.
As POCs e códigos de Workshop e Treinamentos estão armazenados no repositório Git no grupo BasisUniversity.
A Basis possui as seguintes redes de especialistas, que são responsáveis por manter a base de conhecimento ativa. No momento essa rede está dividida nas seguintes tecnologias:
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Foundation (Processo Basis)
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Métodos Ágeis
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SGO (Sistema de Gestão de Ocorrência)
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Contagem de Pontos de Função
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Git
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Java
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PHP
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.Net
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Framework Angular
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Docker, Rancher e Kubernetes
Os nomes e contatos dos especialistas são registrados e mantidos na base de conhecimento.
Existem Canais na ferramenta de mensagens instantâneas para cada uma das áreas citadas acima onde podem ser tiradas dúvidas pontuais. As respostas para essas dúvidas podem ser utilizadas para atualização da base de conhecimento.
Gerência de Competências
O desenvolvimento de um software envolve muitas variáveis, o que torna a sua realização crítica em algumas situações. Muitas vezes, decisões sobre alocação de pessoal precisam ser tomadas com extrema agilidade, assim como é necessário descobrir com rapidez quem consultar sobre determinado assunto referente à atividade que está sendo realizada no momento. Ter uma base de dados atualizada e sempre à disposição sobre a organização é um fator determinante para que seja possível tomar decisões desse tipo da maneira mais acertada. Dessa forma, as competências possuídas pelos membros de uma organização são um importante ativo a ser gerenciado, aprimorado e valorizado.
O mecanismo para gerência de competências da Basis Tecnologia da Informação é realizado com Mapeamento de Competências utilizado como base para o planejamento de alocação de recursos humanos nos projetos, bem como para a identificação de necessidades de treinamento, recrutamento e seleção de recursos humanos. Este mapeamento é mantido bienalmente e confirmado pelos gestores responsáveis. Também poderá ser utilizado para a avaliação de desempenho de indivíduos da organização.