Checagem Automática de Seguimento dos Processos
Versão do documento: 3.0, 09/10/2018
Estratégia de Qualidade da BASIS
A BASIS possui atividades relacionadas à qualidade espalhadas por todo o processo da organização. São elas:
| Produto/Processo | Descrição | Quem faz | Quando faz / Prazo | Onde registra | Critérios utilizados | Como escalonar | Quem verifica execução (QA) |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
(1) Fluxos do SGO (Produto e Processo) |
Algumas telas do SGO possuem critérios de qualidade associados que verificam automaticamente o preenchimento das telas. Todo Tipo de ocorrência tem um Fluxo específico configurado no Jira. Por exemplo, fluxos de OS: Fluxo OS -v3 e de Tarefa: Tarefas basis v1.6. |
Fluxo SGO |
A cada criação de ocorrência no SGO |
Não fica registrada, pois o próprio serviço não permite o cadastro com erros. |
Automáticos |
Não se aplica |
Não se aplica |
(2) Plano de Projeto |
A ocorrência de Plano de Projeto tem verificações específicas configuradas dentro do Fluxo próprio. |
Fluxo SGO |
A cada criação de ocorrência de plano de projeto no SGO |
Não fica registrada, pois o próprio serviço não permite o cadastro com erros. |
Automáticos |
Não se aplica |
Não se aplica |
(3) Código |
Os projetos usam o SONAR e possuem critérios de qualidade configurados na ferramenta. As atividades que indicam esta configuração estão na Estratégia Integração Contínua, Verificação e Validação. |
SONAR |
No momento de cada Build Gerada |
Fica registrado no próprio SONAR as métricas de qualidade, não é possível fazer o build com problemas no SONAR |
Critérios detalhados na Tela do SONAR |
Não se aplica |
SONAR e Serviço Automático |
(4) Casos de Uso ou EPE |
Os casos de uso ou EPE tem sua qualidade auditada no momento da inspeção dos casos de uso e/ou EPE, pois há critérios na inspeção que cobrem itens de qualidade. As atividades que descrevem essa auditoria estão definidas em Realizar Revisão por Par. |
Revisor Técnico |
No momento da inspeção do caso de uso/EPE. Prazo conforme cronograma do projeto |
Fica registrado no SGO, no registro de defeitos relacionados à Tarefa. |
Critérios detalhados no SGO |
Revisão por Par e Serviço automático (5) |
|
(5) Arquitetura |
O Documento de Arquitetura tem sua qualidade auditada no momento da inspeção, pois há critérios na inspeção que cobrem itens de qualidade. As atividades que descrevem essa auditoria estão definidas em Realizar Revisão por Par. |
Revisor Técnico |
No momento da inspeção do Documento de Arquitetura. Prazo conforme cronograma do projeto |
Fica registrado no SGO, no registro de defeitos relacionados à Tarefa. |
Critérios detalhados no SGO |
Revisão por Par e Serviço automático (5) |
|
(6) Processos de Desenvolvimento |
Os processos de desenvolvimento são auditados automaticamente por um serviço que roda semanalmente e verifica no SGO se os projetos estão seguindo os processos estabelecidos. |
Serviço automático |
Semanalmente Prazo 1 semana |
Fica registrado em um email enviado para os gerentes e para A Alta Direção. |
Automáticos |
Email automático para Miguel no caso de alguma NC seguir sem resolução após uma semana. Após escalonada, 5 dias para resolver a NC. |
Serviço Automático |
(7) Processos e Produtos Organizacionais e Processo de Monitoração e Controle dos Projetos |
Os processos e produtos organizacionais são auditados pela área de Qualidade nas seguintes situações: * A cada baseline de ativos: Laudo da Baseline de Ativos e Laudo do Processo de Melhoria (Medição e Análise, Melhoria de Processos, Treinamento Organizacional, Recursos Humanos) * A cada baseline de desempenho: Laudo de Alta Maturidade. * Mensalmente: Laudo de Gestão de Portfólio e Laudo de Reutilização O procedimento a ser seguido para esta atividade está descrito em Auditar Ativos Organizacionais e Auditar os Processos Organizacionais. Caso a liberação da baseline de desempenho não coincida com a liberação da baseline organizacional, deve ser agendado por email uma auditoria apenas para a parte de alta maturidade. |
Qualidade |
A cada baseline de ativos, de desempenho e trimestralmente nos prazos conforme tarefa no SGO. |
Laudo de Auditoria Preenchido Manualmente |
Critérios detalhados em cada aba do Laudo de acordo com o processo auditado. |
Email da qualidade para Gestor da Fsw caso NC não seja corrigida em 7 dias. Após escalonada, 30 dias para resolver. |
Auditoria Externa (7) |
(8) Processo e Produtos da Qualidade |
O processo e os produtos da Qualidade e Gerência de Configuração são auditados por um auditor externo de forma a garantir a independência e objetividade da auditoria. Verifica se as auditorias de produtos e processos organizacionais estão sendo executadas. O planejamento das auditorias é semestral, conforme planejamento no Cronograma do SGO e o procedimento a ser seguido está descrito na atividade Realizar Qualidade Externa. |
Qualidade (externa) |
Semestralmente. Prazo conforme Cronograma (SGO) |
Laudo de Auditoria Externa |
Critérios detalhados no Laudo |
Email da qualidade externa para Diretor caso NC não seja corrigida em 7 dias. Após escalonada, 30 dias para resolver. |
Não se aplica |
Critérios de Qualidade Automáticos
Critérios Genéricos de Produto SGO (Fluxo Específicos para OS e Tarefa)
Critérios Específicos de Produto genéricos – Tarefa e OS
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Todos os Campos Obrigatórios foram preenchidos.
-
Os campos do tipo data estão preenchidos com a formatação correta. (dd/mm/aaaa).
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Há uma consistência de campos de período de data. (Data início menor que a data fim).
-
Os critérios específicos estão explícitos em cada tela de cada processo listado abaixo.
-
Limite de caracteres em campos de texto.
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Validar a função de quem está tramitando a tarefa ou a OS.
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Garantir que somente o executor ou o gerente possa tramitar a OS ou Tarefa.
Processo Planejamento
Ocorrências SGO: BASIS-30705, BASIS-30706, BASIS-30708
Critérios Específicos de Produto - Tela de Criação de OS de Planejamento
-
Garantir que os campos Ciclo de Vida, PF - TFE e Estimados são preenchidos, Riscos e Planejamento da Qualidade.
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Garantir que Lições Aprendidas são cadastradas.
-
Garantir que os preenchimentos das datas de cada fase sejam preenchidos (Requisitos, Análise e Projeto, Métricas, Codificação e Testes).
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Garantir o preenchimento do campo Taxa de Redução de Prazo – Estimado.
Critérios Específicos de Produto - Tela de Criação de Tarefas de uma Sprint
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Garantir que os campos TFE – Tarefa e Detalhados são preenchidos.
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Garantir que o Gestor preencha corretamente a Tabela de Contagem de Requisito.
Critérios Específicos de Produto - Tela de Alocação de tarefa
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Os papéis e as pessoas alocadas para cada tarefa do processo definidos no plano do projeto estão consistentes com o cronograma. O acesso é verificado pela combobox de função - não é possível alocar pessoas que não foram contratadas para esta função.
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Os perfis da equipe do projeto foram definidos no plano do projeto? Cada pessoa é alocada em um perfil quando é vinculada ao projeto. Foi criado um campo Função no Contrato (Basis), que fica ao lado do já existente Função no Contrato (Cliente), na ocorrência de cada contrato. As funções de cada membro da equipe Basis naquele contrato ficam ali evidenciadas – Garantindo que as pessoas estão alocadas nas funções corretas.
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Dependendo do Tipo da OS e do Projeto (Desenvolvimento e Manutenção) as Métricas devem ser obrigatórias.
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Garante o preenchimento dos campos de Contagem de Pontos de Função para realizar a criação de tarefas automatizadas.
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A criação das tarefas por subprocesso é feita de forma automatizada.
Critérios de Processo
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Verifica se os contratos têm pelo menos uma ocorrência de Plano de Projeto. A ocorrência é criada automaticamente quando se inicia uma OS para um novo sistema.
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Somente os Gestores podem autorizar a alocação de usuários ao projeto.
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As tarefas da OS são criadas de forma automática via fluxo, garantindo a criação de tarefas específicas para cada fase.
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Um executor só pode ter uma tarefa em execução por vez.
Processo Análise (Desenvolvimento de Requisitos e Verificação)
Critérios de Processo
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Garantir que a Especificação de Requisitos seja informada no SGO
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Garantir que a EPE seja informada no SGO
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Garantir que a tarefa tenha mais de 5 minutos de execução.
Critérios de Produtos - Requisitos do Projeto (Caso de Uso/EPE são Cenários de Testes)
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(Qualidade do Produto) Os protótipos / itens da OS relacionados com os requisitos estão todos representados no documento de especificação gerado (HTML)?
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(Qualidade do Produto) As especificações estão completas em relação aos padrões estabelecidos para especificação (Ex: template de casos de uso, regras de criação de EPE)?
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Qualidade do Produto) Os fluxos alternativos e de exceção estão representados?
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(Qualidade do Produto) O documento de especificação está livre de erros ortográficos e gramaticais?
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(Qualidade do Produto) Caso o protótipo tenha sido gerado, o link dele está funcional?
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Garante que o critério “Existe inconsistência entre requisitos (requisito com requisito) e/ou demais produtos de trabalho como plano do projeto, cronograma, tarefas criadas para implementação, funcionalidades registradas na OS, PT, Planilha de Contagem Estimada, etc?” é preenchido na conclusão de um requisito.
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Garantir que os Critérios de verificação são preenchido no momento da conclusão da tarefa de requisitos.
Processo Desenvolvimento - Geral
Ocorrências SGO: BASIS-36182
Critérios de Processo
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Todas as tarefas de NC, riscos e plano de ação. devem ser monitoradas pelo Robô, se não tramitadas/ concluídas, criar um relatório semanal para ser escalado a diretoria.
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Garantir que a tarefa tenha mais de 5 minutos de execução.
Critérios de Produtos - Código
-
Critérios do SONAR de padronização de código definidos na configuração da ferramenta (ver a ferramenta)
Processo Medição e Análise
Critérios de Processo – Medição nos Projetos
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Tarefa de Análise de Desempenho deve ser gerada uma vez por mês com prazo até 5 dias úteis.
Critérios de Produtos – Medição nos Projetos - Tarefas
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Todas as tarefas devem ter densidade de defeitos e produtividade calculadas de forma automática.
Critérios de Produto e Processo – Medição Organizacional – Plano de Medição
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Laudo de Qualidade Organizacional (Aba Medição)
Processo Desenvolvimento e Arquitetura do Projeto (Solução Técnica, Integração do Produto, Análise e Decisão Organizacional)
Ocorrências SGO: BASIS-30714, BASIS-36182
Critérios de Produto (Arquitetura e Integração – Revisão por Pares - Manual)
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(Qualidade do Produto) O Modelo de Dados representa todos os itens de dados necessários para os requisitos que serão desenvolvidos em cada iteração?
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(Qualidade) Os scripts de banco de dados foram versionados e executados corretamente via integração contínua?
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Garantir que os critérios de revisão de arquitetura são preenchidos ao concluir a tarefa.
Critérios de Produto (Solução Técnica e Decisão)
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Garantir o preenchimento dos campos obrigatórios: Justificativa de Análise e Decisão, Alternativas, Critérios e Alternativas e Resultado de Análise
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Revisão por Par: Foram identificados os objetivos e restrições da arquitetura?
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Revisão por Par: Foram identificadas informações do sistema tais como tamanho, performance e disponibilidade?
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Garantir o preenchimento dos Campos no Documento DAS (Detalhamento da Solução, Diagrama de Componente, Diagrama de Classe, Digrama de Sequência e Dicionário de Dados)
Critérios de Processo (Decisão e Análise)
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Ao gerar as tarefas automáticas de análise e projeto para novos sistemas, em OSs de natureza Projeto, gerar uma tarefa de análise e decisão também. Uma por OS.
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A tarefa de análise e decisão pode ser encerrada sem mudança na arquitetura ou gerar mais de uma pela própria área de arquitetura.
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Garantir manualmente que exista pelo menos um relatório de decisão por sistema.
Processo Testes Funcionais, Integração e Transição (Verificação e Validação)
Ocorrências SGO: BASIS-30711, BASIS-30715, BASIS-30719, BASIS-30721, BASIS-36182
Critérios de Processo (Verificação e Validação)
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Garantir que exista a aprovação do cliente quando a OS passar para o status de aprovação do requisito, projeto ou arquitetura. Prazo específico de validação de 2 dias. Se não transitar a ocorrência nesse prazo, criar NC para o gestor.
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Verificar semanalmente se existem OSs que já passaram por Teste, mas ainda possuem Tarefas de Teste abertas. Abrir NC em caso positivo.
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Para OSs com a categoria Evolutiva de Sistema, Novo Sistema, Melhoria, com mais de 10 PFs, verificar semanalmente se existe pelo menos um defeito relacionado. Caso contrário, abrir uma NC.
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Verificação por pares (verificar todo o processo de verificação), garante que as tarefas passem por Revisão Técnica para Requisito, A/P e Arquitetura.
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Garante que as tarefas de Requisito passam por verificação antes de fechar, atribuindo para um Revisor Técnico (campo genérico de usuário Basis).
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Para OSs com a categoria Evolutiva de Sistema, Novo Sistema, Melhoria, com mais de 10 PFs, verificar semanalmente se existe pelo menos uma tarefa de Teste relacionada
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Garantir que 100% dos defeitos devem ser concluídos antes da entrega ou autorização do Diretor para entrega
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No passo “Entregar p/ TI”, verificar se existem defeitos abertos relacionados com a ocorrência. Em caso positivo, apenas o Diretor (ou pessoa designada - pode transitar a ocorrência.
Critérios de Produto (Verificação por Pares)
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Exige o preenchimento das checklists para avanço nas tarefas.
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Não permite o preenchimento do checklist sem a alocação de um revisor.
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Obrigatório o preenchimento do ambiente onde foi encontrado o defeito.
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Garante o preenchimento da descrição do defeito
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Garantir o preenchimento do Tipo de Defeito corretamente (Obrigatório)
Critérios de Produto – Defeito (Verificação e Validação)
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Garante que o defeito de Codificação foi atribuído a um Codificador.
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Garante que o defeito de Requisitos foi atribuído a um Analista.
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Garante que o defeito de Arquitetura foi atribuído a um Arquiteto.
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Garante que o defeito de Análise e Projeto foi atribuído a um Projetista.
Processo Monitoramento e Controle
Ocorrência SGO: BASIS-36191
Critérios de Processo
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Para Tarefas abertas que foram iniciadas mas não foram tramitadas ou tiveram algum comentário associado em 5 dias, é aberta uma Não Conformidade ao Gerente de projetos, a fim de verificar o motivo da inatividade
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Verificação de Lições Aprendidas abertas sem ação há mais de 5 dias.
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Cria automaticamente uma tarefa para realizar monitoração do projeto, todo mês até o quinto dia útil
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Laudo de Portfólio com critérios de processo (Relatório de Status)
Critérios de Produto - Acompanhamento/Controle do Projeto
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Tempo de execução anormal (muito baixo) de todas as tarefas (menos de 5 minutos)
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Verifica se a ocorrência de monitoração mensal foi preenchida e fechada no prazo correto.
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Laudo de Portfólio com critérios de produto (Relatório de Status)
Processo Gerenciar Mudança (Gerência de Configuração e Gestão de Requisitos)
Critérios de Produto e Processo Interno
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Critério Manual de Auditoria de GC - Verifica se um item de configuração foi modificado depois da baseline e seguiu o processo de mudança (Garantindo o preenchimento correto do formulário de mudança nos comentários da OS.
Critério de Produto e Processo Externo
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Laudo de Auditoria Qualidade Externa (Itens de Gerência de Configuração)
Processo Gerenciamento de Riscos
Ocorrência SGO: BASIS-30710
Critérios de Processo
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Verificar semanalmente se riscos abertos tem atualização nos últimos 5 dias. Caso contrário, abrir uma Não Conformidade para o preposto.
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Verificação de Planos de Projeto que não possuem Riscos associados. Caso não haja riscos criados a partir da Tabela Riscos depois de 15 dias da sua abertura, será aberta Não Conformidade para o gestor.
Critérios de Produto
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Garante que os riscos sejam selecionados a partir da base de riscos (Checklist de Riscos).
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Garante que os campos da Tabela Riscos são preenchidos. O campo “Probabilidade” é o único aberto para preenchimento manual do Gestor; todos os outros são preenchidos automaticamente.
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Garante que a Exposição do Risco foi preenchida
Processo de Gestão Quantitativa e Análise de Causas nos Projetos
Ocorrências SGO: BASIS-30728, BASIS-36181, BASIS-46291, BASIS-30732, BASIS-36180
Critérios de Produto
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Alta Maturidade - Contrato e Nome do Sistema não podem ser duplicados.
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Não deixar que o cadastro de Sistema seja criado duas vezes no banco. O próprio fluxo de Suporte SGO verifica se o Nome do Sistema já existe no próprio ato da criação da ocorrência.
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Ao finalizar as tarefas de análise e projeto, codificação e requisitos, verificar os indicadores de produtividade e qualidade, e para as tarefas de teste, verificar somente os indicadores de produtividade que estiverem fora dos limites calculados para o subprocesso e subgrupo. Criar um comentário na tarefa, com visibilidade apenas para Basis, alertando para produtividade ou densidade de defeitos fora dos limites definidos.
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Garantir que o Gerente escolha uma causa-raiz de uma lista definida pelos Gestores.
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Garantir que antes de fechar uma tarefa de análise de causas, as tarefas associadas tenham a classificação da causa-raiz realizada.
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Garantir que um comentário do tipo Plano de Ação seja realizado na análise da causa.
Critérios de Processo
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Garantir que todas as tarefas tenham Produtividade ou Densidade de Defeitos.
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Todas as ações devem ser concluídas até a data prevista.
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Garantir que seja criada uma tarefa bloqueante de Objeto "Análise de Causas" para o gestor se a Produtividade da Tarefa (em execução) estiver acima do Limite de Produtividade Superior, ou abaixo do Inferior.
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Da mesma forma, criar tarefa bloqueante de Objeto "Análise de Causas" para o gestor se a Densidade de Defeitos da Tarefa (em execução) estiver acima do Limite de Qualidade Superior, ou abaixo do Inferior.
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Se não encerrar a ocorrência de Lições aprendidas em 5 dias, abrir não conformidade.
Processo de gerência de Configuração (Manual e Automático)
Ocorrências SGO: BASIS-30722, BASIS-30724
O Laudo de Auditoria Externa verifica tanto o Auditor de GC quanto o Auditor de QA
Critério de Processo
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Serviço diário para criar NCs caso haja Tarefas de Criação e Auditoria de Baseline paradas por mais de dois dias.
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O próprio fluxo de OS abre, depois da validação de Requisito, uma Tarefa para o Doc/Requisito exigindo a criação da Baseline. Uma vez criada, a Tarefa é repassada para um Auditor de Configuração.
Critérios de Produto
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O auditor deve preencher a Checklist de Auditoria de Configuração na Tarefa, via campo no próprio SGO, e abrir NCs para todos os itens que não estiverem de acordo.
Processo de garantia da Qualidade
Ocorrências SGO: BASIS-36182, BASIS-36183
Critério de Processo
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Todas as tarefas de NC, riscos e plano de ação. devem ser monitoradas pelo Robô, se não tramitadas/ concluídas, criar um relatório semanal para ser escalado à diretoria.
Critério de Produto
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Criar uma atividade a cada 6 meses de auditoria externa para verificar se a regras do Robô, inclusive templates (Jenkins, Sonar, Git hook) estão habilitadas e funcionais. Esta tarefa também será auditada com NC pelo robô.
Critério de Produto e Processo
-
Laudo de Auditoria Qualidade Externa
Processo Gestão de Portfólio
(ocorrência SGO: BASIS-30704)
Critérios de Processo
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Verificar semanalmente se todos os sistemas Novos (ocorrências de criação de sistema, Suporte SGO) com OS aberta possuem um Plano de Projeto associado e já existe uma OS (não-SPT e não-PT) aberta para aquele sistema. Caso contrário, abrir uma ocorrência de Não Conformidade e atribuir ao Preposto do projeto.
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Bloquear criação de tarefas automáticas antes de OS principal ainda em SPT, para clientes que adotam o SGO como ferramenta padrão.
Critérios de Produto - Cadastro de Oportunidade
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O Nome do Cliente e Nome do Sistema foram preenchidos?
Processo de Gestão Quantitativa e Análise de Causas Organizacional (Manual e Automático)
Critérios de Produto
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Verificação de consistência entre o nome cadastrado de cada funcionário no diretório de usuários e na ocorrência do mesmo no SGO. Abrir Não Conformidade para o RH em caso de discrepância.
Critérios de Processo
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Criação de não conformidade para Diretoria se a data final da baseline cadastrada na QUALIDADE-X estiver a 30 dias de vencimento e uma nova vigência não tiver sido cadastrada.
Processo de Qualidade
Critérios de Processo e Produto
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Devem ser registradas NC encontradas nas auditorias automáticas do SGO, contendo:
-
Responsável (gerente do projeto)
-
Data identificação da NC
-
Prazo para correção (1 semana)
-
-
As NC devem ser enviadas por email para o gerente do projeto resolvê-las.
-
As NC não resolvidas no período (até data fim) e que aparecerem novamente na auditoria seguinte, devem ser escalonadas para David por email.
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Todas as tarefas de NC, riscos e plano de ação. devem ser monitoradas pelo Robô, se não tramitadas/ concluídas, criar um relatório semanal para ser escalado a diretoria.
-
O Fluxo garante que ninguém pode rejeitar a NC sem justificativa aprovada pela Diretoria
Critérios de Processo e Produto – Laudo de Auditoria Externa
-
O Laudo de Auditoria Externa contém critérios de processo e produto para avaliar a qualidade interna.
Tipos de Não Conformidade
| Departamento | Classificação |
|---|---|
Alta Diretoria |
N/A |
Análise e Projeto |
N/A |
Arquitetura |
DAS |
Comercial |
N/A |
Configuração |
N/A |
Equipe de Métricas |
N/A |
Equipe de Requisitos |
N/A |
Fábrica de Desenvolvimento |
N/A |
Gerências de Projetos |
Baseline |
Cadastro de Ocorrência |
|
Cadastro de Sistema |
|
Cliente |
|
Defeitos e Tarefas de teste |
|
Inatividade |
|
Itens de Sistema |
|
Lição Aprendida |
|
Plano de Projeto |
|
Risco |
|
Tempo de Execução Anormal |
|
Proteste |
N/A |
Qualidade |
N/A |
RH |
Cadastro de Funcionário |
Sustentação |
N/A |
Serviços de Automação e Criação de Não Conformidade
Os serviços listados abaixo são executados periodicamente pelo Robô SGO, através de escalation services criados utilizando o Script Runner do JIRA. Para referência, seguem também as ocorrências em que foram requisitados, caso possuam, e a periodicidade e horário com que são executados. Caso não haja horário definido, o serviço é executado uma vez a cada 24 horas, ou baseado na periodicidade, a partir de quando o sistema é iniciado.
| Serviço | Periodicidade | Horário de Execução | Ocorrência |
|---|---|---|---|
Serviço para realocar ocorrências de usuários inativos |
Todos os dias |
2 em 2 horas |
|
Verificação se existe pelo menos um defeito relacionado para OSs com a categoria Evolutiva de Sistema, Novo Sistema, Melhoria, com mais de 10 PFs. Caso contrário, abrir uma NC para o preposto. |
Todos os sábados |
21:30 |
|
Verificação se Nome do Cliente e Nome do Sistema foram preenchidos para OSs, Defeitos e Tarefas relacionadas. Caso contrário, abrir uma NC para o Suporte SGO. |
Todos os sábados |
23:30 |
|
Verificação de OSs que já passaram por Teste, mas ainda possuem Tarefas de Teste abertas. Abrir NC para o preposto em caso positivo. |
Todos os sábados |
20:00 |
|
Verificação de Baselines abertas em inatividade há mais de dois dias. Abrir NC para o preposto em caso positivo. |
Todos os dias |
5:30 |
|
Verificação se todos os sistemas Novos, caso já exista uma OS (não-SPT e não-PT) aberta para aquele sistema, possuem um Plano de Projeto associado. Caso contrário, abrir uma ocorrência de NC e atribuir ao Preposto do projeto. |
Todos os sábados |
21:40 |
|
Verificação de Planos de Projeto que não possuem Riscos associados. Caso não hajam riscos preenchidos na Tabela Riscos depois de 15 dias da sua abertura, será aberta NC para o gestor. |
Todos os sábados |
21:45 |
|
Verificação se riscos abertos tiveram atualização nos últimos 5 dias. Caso contrário, abrir uma NC para o preposto. |
Todos os sábados |
21:50 |
|
Verificação de OSs em validação com o cliente há mais de dois dias. Caso haja, abrir uma NC para o preposto. |
Todos os dias |
6:25 |
|
Verificação de Lições Aprendidas abertas sem ação há mais de 5 dias. Abrir NC para o preposto em caso positivo. |
Todos os dias |
6:22 |
|
Verificação se a data final da vigência da baseline de qualidade da Basis estiver a 30 dias de vencimento e uma nova vigência não tiver sido cadastrada. Abrir NC para a diretoria em caso positivo. |
Todos os dias |
5:20 |
|
Serviço semestral de auditoria externa. |
Uma vez por semestre |
21:21 |
|
Verificação para casos de divergência entre o nome de funcionários e o título de suas ocorrências. Abrir uma NC para o RH com os nomes errados. |
Todos os sábados |
23:35 |
|
Serviço de verificação da data de eficácia. |
Uma vez por mês |
20:50 |
|
Serviço de notificação sobre Data Avaliação de Eficácia. - 15 dias |
Todos os dias da semana |
5:10 |
|
Serviço de notificação sobre Data Avaliação de Eficácia. - 7 dias |
Todos os dias da semana |
5:15 |
|
Relatório periódico de ocorrências de Suporte SGO |
Toda sexta-feira |
7:00 |
|
Relatório semanal de ocorrências de Risco, NC e Plano de Ação estagnadas. |
Toda sexta-feira |
7:50 |
|
Serviço para ocorrências do projeto QUALIDADE com data vigência próximo do vencimento |
Todos os dias |
12:00 |
|
Criação de Tarefa caso a Produtividade esteja acima ou abaixo do limite de Produtividade |
Toda segunda-feira |
5:25 |
|
Criação de Tarefa caso a Densidade de Defeitos esteja acima ou abaixo dos limites de qualidade |
Toda segunda-feira |
5:15 |
|
Serviço de notificação relativo ao Controle de Consumo de PF’s |
Todos os dias |
6:30 |
|
Serviço de verificação de tarefas sem qualquer atualização por mais de 30 dias. Abrir NC para o preposto em caso positivo. |
Todos os dias |
19:30 |
|
Serviço de verificação de tarefas em execução sem qualquer atualização por mais de 5 dias. Abrir NC para o preposto em caso positivo. |
Todos os dias |
19:00 |
|
Serviço de criação de Tarefas de "Análise de Desempenho" e "Monitoramento e Controle (PMC)" |
Uma vez por mês |
8:05 |
|
Serviço de verificação de Tarefas de "Análise de Desempenho" e "Monitoramento e Controle (PMC)" |
Todos os dias |
8:25 |
|
Serviço de verificação de baixa performance mensal |
Todo dia 15 |
22:00 |
|
Serviço de suspensão automática de Tarefas em andamento aos finais de semana |
Toda sexta-feira |
22:00 |
|
Serviço de retirada da suspensão automática de Tarefas |
Toda segunda-feira |
8:00 |
|
Alerta de aniversários para RH |
Todos os dias |
6:00 |
|
Serviço de notificação de fim de vigência de contrato - 7 dias |
Todos os dias |
2:00 |
|
Serviço de notificação de fim de vigência de contrato - 15 dias |
Todos os dias |
2:03 |
|
Serviço de notificação de fim de vigência de contrato - 30 dias |
Todos os dias |
2:10 |
|
Serviço de notificação de fim de vigência de contrato - 45 dias |
Todos os dias |
2:15 |
|
Serviço de notificação de fim de vigência de contrato - 60 dias |
Todos os dias |
2:20 |
|
Serviço de notificação de fim de vigência de contrato - 90 dias |
Todos os dias |
2:30 |
|
Serviço de notificação de aniversário de proposta de preços - 7 dias |
Todos os dias |
2:35 |
|
Serviço de notificação de aniversário de proposta de preços - 15 dias |
Todos os dias |
2:40 |
|
Serviço de notificação de aniversário de proposta de preços - 30 dias |
Todos os dias |
2:45 |
|
Serviço de notificação de aniversário de proposta de preços - 45 dias |
Todos os dias |
2:50 |
|
Serviço de notificação de aniversário de proposta de preços - 60 dias |
Todos os dias |
2:55 |
|
Serviço de notificação de aniversário de proposta de preços - 90 dias |
Todos os dias |
3:00 |
|
Serviço de notificação de vencimento de certidões - 04 dias |
Todos os dias |
3:05 |
|
Serviço de notificação de vencimento de certidões - 07 dias |
Todos os dias |
3:10 |
|
Serviço de notificação para usuários com o 1º período de experiência vencendo |
Todos os dias |
3:15 |
|
Segunda notificação para usuários com o 1º período de experiência vencendo |
Todos os dias |
3:20 |
|
Terceira de notificação para usuários com o 1º período de experiência vencendo |
Todos os dias |
3:25 |
|
Quarta notificação para usuários com o 1º período de experiência vencendo |
Todos os dias |
3:30 |
|
Primeira notificação para usuários com o 2º período de experiência vencendo |
Todos os dias |
3:35 |
|
Segunda notificação para usuários com o 2º período de experiência vencendo |
Todos os dias |
3:40 |
|
Terceira de notificação para usuários com o 2º período de experiência vencendo |
Todos os dias |
3:45 |
|
Quarta notificação para usuários com o 2º período de experiência vencendo |
Todos os dias |
3:50 |
|
Serviço de alerta para vencimento de atestado admissional - 15 dias |
Todos os dias |
3:55 |
|
Serviço de notificação para usuários com 1º período de férias vencendo 4 meses |
Todos os dias |
4:00 |
|
Serviço de notificação para usuários com o 2º período de férias vencendo 2 meses |
Todos os dias |
4:05 |
|
Serviço de notificação para usuários com o 2º período de férias vencendo 8 meses |
Todos os dias |
4:10 |
|
Serviço de notificação para usuários com o 2º período de férias vencendo 7 meses |
Todos os dias |
4:15 |
|
Serviço de notificação para usuários com o 2º período de férias vencendo 6 meses |
Todos os dias |
4:20 |
|
Serviço de notificação para usuários com o 2º período de férias vencendo 5 meses |
Todos os dias |
4:25 |
|
Serviço de notificação para usuários com o 2º período de férias vencendo 4 meses |
Todos os dias |
4:30 |
|
Serviço de notificação para usuários com o 2º período de férias vencendo 3 meses |
Todos os dias |
4:35 |
|
Serviço de notificação para usuários com o 2º período de férias vencendo 2 meses |
Todos os dias |
4:40 |
|
Serviço de notificação para usuários com o 2º período de férias vencendo 1 meses |
Todos os dias |
4:45 |
|
Serviço de notificação de fiança de contratos ativos |
Todos os dias |
4:50 |
|
Serviço de notificação para Ocorrência com Nome do Sistema Vazio |
Todos os dias |
5:00 |
|
Serviço de reindexação de ocorrências |
Todos os dias |
1:00 |
|
Serviço Jelly - Comentário de aviso de prazo homologação 10 dias |
Todos os dias |
||
Serviço Jelly - Comentário de aviso de prazo homologação 20 dias |
Todos os dias |
||
Serviço Jelly - Comentário de aviso de prazo homologação 30 dias |
Todos os dias |
||
Serviço Jelly - Comentário de aviso de prazo homologação 30 dias - FNDE |
Todos os dias |
||
Serviço Jelly - Comentário de aviso de prazo homologação 60 dias - FNDE |
Todos os dias |
||
Serviço Jelly - Comentário de aviso de prazo homologação 90 dias - FNDE |
Todos os dias |
||
Serviço Jelly - Comentário OS - Entrega |
Todos os dias |
||
Serviço Jelly - Comentário OS - Entrega - FNDE |
Todos os dias |
||
Serviço Jelly - Comentário Defeito Homologação 10 dias |
Todos os dias |
||
Serviço Jelly - Comentário Defeito Homologação 20 dias |
Todos os dias |
||
Serviço Jelly - Comentário Defeito Homologação 30 dias |
Todos os dias |
||
Serviço Jelly - Comentário Defeito Homologação 30 dias - FNDE |
Todos os dias |
||
Serviço Jelly - Comentário Defeito Homologação 60 dias - FNDE |
Todos os dias |
||
Serviço Jelly - Comentário Defeito Homologação 90 dias - FNDE |
Todos os dias |
||
Serviço Jelly - Comentário PT Encerramento 20 dias |
Todos os dias |
||
Serviço Jelly - Comentário PT Encerramento 40 dias |
Todos os dias |
||
Serviço Jelly - Comentário PT Encerramento 60 dias |
Todos os dias |
||
Serviço Jelly - Serviço Homologação da OS |
Todos os dias |
||
Serviço Jelly - Serviço Homologação da OS - FNDE |
Todos os dias |
||
Serviço Jelly - Serviço Homologação Defeitos |
Todos os dias |
8:30 em 8:30 horas |
|
Serviço Jelly - Serviço Homologação Defeitos - FNDE |
Todos os dias |
||
Serviço Jelly - Serviço Cancelamento PT |
Todos os dias |
12 em 12 horas |
|
Serviço Jelly - Alerta Vigência dos Contratos |
Todos os dias |
||
Serviço Jelly - Termo de encerramento |
Todos os dias |
15 em 15 minutos |
|
Serviço Interno JIRA - Serviço Jelly - BackUP Service |
Todos os dias |
12 em 12 horas |
|
Serviço Interno JIRA - Serviço Jelly - Mail Queue Service |
Todos os dias |
1 em 1 minuto |
|
Serviço Jelly - Comentário Melhoria Vencida |
Todos os dias |
||
Serviço Jelly - Ibama Aviso Vencimento Elaboração SPT |
Todos os dias |
8 em 8 horas |
|
Serviço Interno JIRA - Serviço Jelly - Audit log Cleaning Service |
Todos os dia |
||
Serviço Jelly - Iniciar Férias |
Todos os dias |
||
Serviço Jelly - Concluir Férias |
Todos os dias |
||
Serviço Jelly - Termo de encerramento - FNDE |
Todos os dias |
15 em 15 minutos |
Todas as ocorrências abertas de Não Conformidades e Riscos são semanalmente notificadas à Diretoria por meio de um serviço específico do Robô, como consta na BASIS-36182.
Histórico de Revisões
| Data | Versão | Autor | Revisor | Observação |
|---|---|---|---|---|
20/06/2018 |
1.0 |
Guilherme Peres |
Cédric Lamalle |
Versão inicial |
24/08/2018 |
2.0 |
Guilherme Peres |
Cédric Lamalle |
Adição da tabela de Estratégia de Qualidade, e dos Critérios de Qualidade Automáticos |
09/10/2018 |
3.0 |
Guilherme Peres |
Cédric Lamalle |
Adição da tabela de Serviços Automáticos do SGO |
Checklist de Auditoria de Biblioteca de Ativos
Versão do documento: 1.1, 07/06/2018
Instruções (retirar essa seção no preenchimento real)
-
Para cada tarefa o revisor deverá copiar o conteúdo abaixo e colar no comentário da tarefa a ele atribuída.
-
Para cada critério avaliado preencher a coluna "Resultado" com: "Sim", "Não" ou "N/A".
-
Para cada resultado "Não se Aplica" justificar na coluna "Ações/Justificativa".
-
As tarefas não devem seguir no fluxo de desenvolvimento até que todos os itens sejam respondidos com "Sim".
Definição de processos
| Critério | Resultado | Ações/Justificativa |
|---|---|---|
Todas as atividades do processo possuem descrição? |
||
Todas as atividades do processo possuem, pelo menos, um responsável? |
||
Todas as atividades do processo possuem artefatos requeridos? (Input) |
||
Todas as atividades do processo possuem artefatos gerados? (Output) |
||
Todas as atividades do processo possuem ferramentas de apoio? (Ferramentas) |
||
Há um relacionamento deste processo com os demais processos da organização? |
Templates e demais ativos
-
Ativos avaliados: [listar os ativos criados ou modificados para a baseline corrente]
| Critério | Resultado | Ações/Justificativa |
|---|---|---|
O índice está consistente com o documento (se pertinente)? |
||
O documento respeita os padrões gramaticais e ortográficos? |
||
O Histórico de Revisão está preenchido com Autor e revisor? |
||
O documento segue os padrões gráficos da BASIS? |
Checklist de Auditoria de Ativos Organizacionais
Versão do documento: 1.3, 01/10/2021
Instruções (retirar essa seção no preenchimento real)
-
Para cada tarefa o revisor deverá copiar o conteúdo abaixo e colar no comentário da tarefa a ele atribuída.
-
Para cada critério avaliado preencher a coluna "Resultado" com: "Sim", "Não" ou "N/A".
-
Para cada resultado "Não se Aplica" justificar na coluna "Ações/Justificativa".
-
As tarefas não devem seguir no fluxo de desenvolvimento até que todos os itens sejam respondidos com "Sim".
Processo de Melhoria Organizacional
| Critério | Resultado | Ações/Justificativa |
|---|---|---|
Foi realizado o Diagnóstico Inicial? |
||
As melhorias registradas no diagnóstico foram cadastradas no SGO? |
||
As melhorias registradas foram planejadas para uma Baseline? |
||
O planejamento das atividades do processo foi realizado no SGO? |
||
O plano do projeto de melhoria foi elaborado e aprovado pela direção? |
||
As atividades do plano estão consistentes com o processo de melhoria? |
||
A política organizacional foi aprovada pela alta direção quando da sua criação/atualização? |
||
Todas as ações planejadas para a baseline em questão foram resolvidas? |
||
Foi realizada a auditoria de configuração para as baselines liberadas? |
||
Foram registradas as não conformidades identificadas na auditoria de configuração? |
||
A biblioteca de ativos foi divulgada para todos os colaboradores? |
Processo de Treinamento Organizacional
| Critério | Resultado | Ações/Justificativa |
|---|---|---|
Os treinamentos previstos no plano foram realizados? |
||
Os participantes dos treinamentos foram informados? |
||
Os treinamentos foram registrados no local indicado? |
||
As listas de presença foram armazenadas no local indicado? |
||
Os certificados de participação foram emitidos? |
||
O plano de treinamento foi atualizado? |
Processo de Medição Organizacional
| Critério | Resultado | Ações/Justificativa |
|---|---|---|
O plano de medição foi elaborado/atualizado conforme definido no processo organizacional? |
||
Todas as seções do plano estão definidas por completo e são consistentes entre si? |
||
A coleta e análise das medidas e indicadores foi realizada conforme definido no processo (mensalmente)? |
||
Para todos os indicadores que estão fora dos limites estabelecidos no plano de medição há uma ação associada? |
||
As ações de medição estão sendo acompanhadas até a sua resolução? |
Processo de Portfólio de Projetos
| Critério | Resultado | Ações/Justificativa |
|---|---|---|
As demandas foram analisadas e priorizadas na planilha de portifólio, segundo so critérios definidos? |
||
A situação dos projetos foi apresentada na reunião de portifólio (verificar se todos os projetos entregaram o Relatório de Status? |
||
A reunião de portifólio ocorreu conforme a periodicidade definida (mensal)? |
||
As ações derivadas da gestão de portfólio foram criadas no SGO? |
||
O Status Report utilizou o template correto? |
||
O Status Report foi preenchido corretamente? |
Processo de Gerência de Reutilização
| Critério | Resultado | Ações/Justificativa |
|---|---|---|
Os ativos de reuso foram avaliados? |
||
As avaliações de ativos de reuso utilizaram o template correto? |
||
As publicações dos ativos de reuso utilizaram o template correto? |
||
O gerente de reuso avalia periodicamente a base de repositório de reuso? |
Histórico de Revisões
| Data | Versão | Autor | Revisor | Observação |
|---|---|---|---|---|
22/05/2018 |
1.0 |
Cédric Lamalle |
Guilherme Peres |
Versão inicial |
07/06/2018 |
1.1 |
Cédric Lamalle |
Guilherme Peres |
Adição do template em txt. |
17/08/2018 |
1.2 |
Cédric Lamalle |
Guilherme Peres |
Adicionar Checklist para GRU e GPP. Atualizar Processo de Treinamento Organizacional. |
01/10/2021 |
1.3 |
Cédric Lamalle |
Regina de Faria Costa |
Atualizar Checklist de Processo de Treinamento Organizacional. |
Checklist de Auditoria de Processo de Qualidade
Instruções (retirar essa seção no preenchimento real)
-
Para cada tarefa o revisor deverá copiar o conteúdo abaixo e colar no comentário da tarefa a ele atribuída.
-
Para cada critério avaliado preencher a coluna "Resultado" com: "Sim", "Não" ou "N/A".
-
Para cada resultado "Não se Aplica" justificar na coluna "Ações/Justificativa".
-
As tarefas não devem seguir no fluxo de desenvolvimento até que todos os itens sejam respondidos com "Sim" ou "N/A".
Checklist
| Critério | Resultado | Ações/Justificativa |
|---|---|---|
O robô abriu não conformidades durante a execução dos projetos? |
||
As baselines de ativos organizacionais foram auditadas? |
||
Os processos organizacionais foram auditados? |
||
As não conformidades foram abertas no local estabelecido? |
||
As não conformidades foram escalonadas caso necessário? |
||
Os ajustes foram efetuados conforme solicitado nas não conformidades? |
||
As não conformidades foram fechadas? |